Nem toda dificuldade de aprendizagem pode ser um transtorno de aprendizagem
Nem toda dificuldade de aprendizagem se configura como um transtorno de aprendizagem devido à diversidade de causas e fatores envolvidos. Muitas vezes, as dificuldades podem ser resultantes de questões transitórias, emocionais, ambientais ou simples variações no desenvolvimento. Os transtornos de aprendizagem são condições específicas e persistentes que interferem significativamente na aquisição e uso das habilidades escolares, demandando uma avaliação criteriosa para um diagnóstico preciso. A abordagem psicopedagógica considera essa complexidade, buscando compreender e atender cada caso de maneira individualizada.
E quais são as diferenças entre as dificuldade de aprendizagem e um transtorno de aprendizagem?
As dificuldades de aprendizagem geralmente referem-se a obstáculos temporários que podem surgir devido a diversos fatores, como falta de motivação, desafios emocionais ou métodos de ensino incompatíveis. Já os transtornos de aprendizagem são condições neurobiológicas persistentes que impactam a aquisição e uso de habilidades específicas, como dislexia ou discalculia. A principal distinção reside na durabilidade e na intensidade do impacto, sendo as dificuldades mais passageiras e os transtornos, geralmente, mais complexos e duradouros. A avaliação profissional é essencial para diferenciar e abordar cada situação de maneira adequada.
Existem maneiras variadas de ensino para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e ou transtorno de aprendizagem?
Certamente! Para crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, é essencial adotar abordagens diversificadas. Estratégias como adaptações curriculares, uso de materiais pedagógicos diferenciados, métodos multisensoriais e técnicas de ensino individualizadas podem ser eficazes. A integração de tecnologias educacionais também oferece oportunidades inovadoras. A colaboração entre educadores, neuropsicopedagogos e profissionais de saúde é fundamental para identificar e implementar métodos que atendam às necessidades específicas de cada criança, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante.
Amália Gato. Psicopedagoga. Pós Graduada em Neuropsicopedagogia. Reabilitação Neuropsicológica Infanto Juvenil. Autismo/ABA. Especialista em Mediação da Aprendizagem e Mediadora PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental). PECS (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras). Tutora Cogmed Credenciada no Brasil. Certificação em Neurofeedback. Palestrante. Supervisora e Mentora de professores e psicopedagogos. Proprietária da Ludus Reaprender: núcleo de desenvolvimento e aprendizagem.
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