Vamos falar de avaliação do desenvolvimento infantil!

Precisamos entender que o leque de atuação do Psicopedagogo, é muito além da estimulação cognitiva. Aliás para compreender os processos de aprendizagem de uma criança (nesse caso crianças de 1 ano e meio aos 6 anos) se faz necessária uma avaliação inicial para entender como essa criança está processando, se adaptando e organizando seus processos mentais que requer um olhar extremamente minucioso e experiente no estudo e no conhecimento do desenvolvimento infantil.

Mais qual seria esse tipo de conhecimento?

A área do desenvolvimento infantil está voltada para o estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade da criança. Os cientistas do desenvolvimento – pessoas engajadas no estudo do desenvolvimento infantil – observam as maneiras como as crianças mudam desde a concepção até a adolescência, bem como as características que permanecem relativamente estáveis… o trabalho dos cientistas tem um forte impacto na vida das crianças. Os resultados das pesquisas tem muitas vezes aplicações diretas na criação, na educação, na saúde e nas políticas sociais.

Estudar o mundo da criança requer conhecimento teórico atualizado, práticas continuas com esse público e dedicação na atuação dentro desse campo.

O desenvolvimento infantil é confuso, complexo e multifacetado e resulta da interação de vários tipos de influências. Portanto, entende-se melhor o desenvolvimento integrando-se dados resultantes de várias disciplinas, por isso o estudo é interdisciplinar e deve haver colaboração entre os profissionais envolvidos.