Quando um desenvolvimento é típico ou atípico?

Desenvolvimento diz respeito à aquisição progressiva de várias habilidades e tem por característica ser um processo contínuo.
A medida que o cérebro se desenvolve, inicia-se a construção dos processos cognitivos e essa construção pode seguir um curso diferente para cada criança. As aquisições de habilidades cognitivas e comportamentais podem apresentar diferenças de ritmo, e há intervalos que ficam dentro dos padrões da normalidade; contudo, pode haver marcos que se distanciam muito do esperado, caracterizando atrasos no desenvolvimento considerado típico.
A teoria mais conhecida e influente quando se considera o desenvolvimento cognitivo é a do psicólogo francês Jean Piaget. No centro da teoria de Piaget esta o princípio de que o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma serie de quatro estágios distintos e universais, cada um caracterizado por níveis de pensamento cada vez mais sofisticados e abstratos.
Uma criança que tenha o desenvolvimento típico adquire habilidades e comportamentos específicos de acordo com uma velocidade e sequencias previsiveis.

Assim, o termo desenvolvimento infantil Atípico é usado para descrever crianças cujas diferenças no desenvolvimento se apresentam em grau acentuado ou está significativamente inconsciente com o desenvolvimento esperado para determinada faixa etária, o que requer conhecimento sobre o que é esperado em cada fase para que se estipule a ocorrência de desvios significativos na sequência normal de aquisições.