Qual o papel do mediador segundo a teoria de Feuerstein?
Segundo a teoria de Reuven Feuerstein, o mediador desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem. Ele é visto como alguém que facilita ativamente o desenvolvimento cognitivo do aprendiz, proporcionando suporte, orientação e estímulo durante a instrução. Algumas características do papel do mediador incluem:
- Guiar Ativamente:
- O mediador não apenas fornece informações, mas também guia ativamente o aprendiz no processo de compreensão e resolução de problemas.
- Adaptação à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP):
- Identifica a ZDP do aprendiz, ou seja, a distância entre o que a pessoa pode fazer independentemente e o que pode fazer com a ajuda do mediador. A instrução é adaptada a essa zona para otimizar o aprendizado.
- Estimular Habilidades Cognitivas:
- Foca no desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como atenção, percepção, memória e raciocínio, visando uma modificabilidade cognitiva estrutural.
- Promover Interações Sociais:
- Reconhece a importância das interações sociais no processo de aprendizagem, incentivando uma relação dinâmica e colaborativa entre o mediador e o aprendiz.
- Personalização da Instrução:
- Adapta a instrução de acordo com as necessidades individuais do aprendiz, reconhecendo que cada pessoa possui um perfil cognitivo único.
- Fomentar a Confiança e Motivação:
- Além de transmitir conhecimento, o mediador busca fortalecer a confiança e a motivação do aprendiz, criando um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo.
Dessa forma, na teoria de Feuerstein, o mediador desempenha um papel ativo e personalizado na promoção da aprendizagem, reconhecendo a plasticidade cognitiva e a capacidade de modificação estrutural das habilidades mentais.
Amália Gato. Psicopedagoga. Pós Graduada em Neuropsicopedagogia. Reabilitação Neuropsicológica Infanto Juvenil. Autismo/ABA. Especialista em Mediação da Aprendizagem e Mediadora PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental). PECS (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras). Tutora Cogmed Credenciada no Brasil. Certificação em Neurofeedback. Palestrante. Supervisora e Mentora de professores e psicopedagogos. Proprietária da Ludus Reaprender: núcleo de desenvolvimento e aprendizagem.
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Boa tarde Amalia Gato. Me chamo Andréa, sou mãe de coração do Matheus que hoje tem 16 anos. Ele apresenta laudo de deficit intelectual. Faz várias atividades, desde desenho, volei, psicopedagoga. Sempre estudou em colégio particular mas a partir da sexta série atráves de um Dr meurologista nos inclinamos em colocá-lo na escola da prefeitura e pagar a parte as atividades para motivação. Essa escola apresenta tutores e ama professora de EEA (aho que é essa a sigla), para criançãs com dificuldade no desenvolvimento. O Matheus apresenta muita dificuldade em socialização com os colegas da escola, reclama que ficam rindo etc. Já colocamos uma psicóloga dentro por uns dias para tentar verificar as dificuldades. Estamos a procura de um AT para acompanhamento na escola e depois trabalho em clínica. A sra faz este tipo de trabalho ou tem colegas que atendem como AT na escola alguns horários e dias e depois acompnhamento na clínica para ajudar nos temas da escola?