Qual o papel do mediador segundo a teoria de Feuerstein?

Segundo a teoria de Reuven Feuerstein, o mediador desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem. Ele é visto como alguém que facilita ativamente o desenvolvimento cognitivo do aprendiz, proporcionando suporte, orientação e estímulo durante a instrução. Algumas características do papel do mediador incluem:

  1. Guiar Ativamente:
  • O mediador não apenas fornece informações, mas também guia ativamente o aprendiz no processo de compreensão e resolução de problemas.
  1. Adaptação à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP):
  • Identifica a ZDP do aprendiz, ou seja, a distância entre o que a pessoa pode fazer independentemente e o que pode fazer com a ajuda do mediador. A instrução é adaptada a essa zona para otimizar o aprendizado.
  1. Estimular Habilidades Cognitivas:
  • Foca no desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como atenção, percepção, memória e raciocínio, visando uma modificabilidade cognitiva estrutural.
  1. Promover Interações Sociais:
  • Reconhece a importância das interações sociais no processo de aprendizagem, incentivando uma relação dinâmica e colaborativa entre o mediador e o aprendiz.
  1. Personalização da Instrução:
  • Adapta a instrução de acordo com as necessidades individuais do aprendiz, reconhecendo que cada pessoa possui um perfil cognitivo único.
  1. Fomentar a Confiança e Motivação:
  • Além de transmitir conhecimento, o mediador busca fortalecer a confiança e a motivação do aprendiz, criando um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo.

Dessa forma, na teoria de Feuerstein, o mediador desempenha um papel ativo e personalizado na promoção da aprendizagem, reconhecendo a plasticidade cognitiva e a capacidade de modificação estrutural das habilidades mentais.

Amália Gato. Psicopedagoga. Pós Graduada em Neuropsicopedagogia. Reabilitação Neuropsicológica Infanto Juvenil. Autismo/ABA. Especialista em Mediação da Aprendizagem e Mediadora PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental). PECS (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras). Tutora Cogmed Credenciada no Brasil. Certificação em Neurofeedback. Palestrante. Supervisora e Mentora de professores e psicopedagogos. Proprietária da Ludus Reaprender: núcleo de desenvolvimento e aprendizagem. 

Meu Instagran:

@amaliagato.ludusreaprender

@ludusreaprender