O reforço escolar e o trabalho da pisicopedagoga.
Esta é uma dúvida que muitos pais têm, se há diferença entre o atendimento psicopedagógico e o reforço escolar.
Então, quem e quando procurar, um psicopedagogo ou um professor particular para o reforço escolar?
A diferença está na atuação de trabalho de cada profissional. Para isso, precisa-se entender um pouco sobre a atuação de cada profissional para saber quem e quando procurar um deles.
O Reforço escolar buscará adequar o conteúdo escolar àquela criança que tem pouco rendimento escolar e que não tenha alcançado os objetivos propostos para tal disciplina, ou seja, que tenha dificuldade de aprendizagem. Assim, assimilar o conteúdo é o objetivo a ser alcançado pelo professor particular com a criança. Para isso, o professor precisará adaptar os conteúdos de uma forma mais simples, de fácil entendimento e que desperte interesse na criança, com o intuito de minimizar o fracasso escolar.
O professor particular ajuda a entender o conteúdo escolar até a criança ser capaz de fazer sozinha, se faz através de revisões, reforçando sempre os conteúdos e utilizando os materiais da escola como apoio para suas aulas.
No entanto, nada impede de o professor procurar outros materiais para suas aulas, para não ficar preso somente aos materiais da escola. É importante buscar por diferentes tipos de materiais e estratégias pedagógicas para as aulas de reforço escolar, tudo isso, com o objetivo de que a criança assimile os conteúdos que têm dificuldade na escola e que com o tempo, consiga acompanhar a turma sozinha. No reforço com o professor particular, o conteúdo escolar é o foco da aprendizagem.
Quando a dificuldade é de origem neurológica, ou seja, que se tenha um transtorno de aprendizagem, é necessário que procure um psicopedagogo para trabalhar com a criança essa dificuldade. Quando a escola e a família percebem que todas as ações e intervenções realizadas com a criança na escola não garantiram ou não atingiram resultados significativos no processo de aprendizagem e no rendimento escolar, se faz necessário que se procure um psicopedagogo para uma avaliação psicopedagógica para avaliar se existe algum transtorno de aprendizagem e realizar o processo de intervenção.
O psicopedagogo trabalha o processo de ensino-aprendizagem com a criança, lida com questões crônicas.
O psicopedagogo ajuda a desenvolver habilidades para aprender e entender como o sujeito aprende, para então, criar estratégias para vencer as dificuldades. Desta forma, o conteúdo escolar fica em segundo plano e a criança é o centro e que precisa ser entendida e trabalhada para melhorar seu desempenho escolar.