Dificuldade de leitura no TEA.
Alunos com TEA de “alto funcionamento” (capacidade cognitiva normal ou elevada) apresentam, quase sem exceção, deficits de compreensão de leitura. Por outro lado, as habilidades básicas da leitura e decodificação parecem estar intactas nesse subgrupo. Durante os primeiros anos escolares, esses alunos podem demonstrar habilidades de leitura tão boas quanto de crianças típicas da mesma idade. No entanto, na medida em que o foco da leitura desloca-se para compreensão e torna-se menos explícito, começam a apresentar dificuldades.
A tendência em se concentrarem em detalhes fora de contexto, a incapacidade de assumir a perspectiva de outra pessoa e a dificuldade de organizar e processar informações para prever resultados são fatores que contribuem para essas dificuldades. Problemas com a supressão de informações irrelevantes no domínio verbal da memoria de trabalho são preditivos de déficits na compreensão da leitura nessas crianças. É de suma importância que os professores entendam as causas subjacentes dos déficits em compreensão de leitura, porquê, eventualmente, afetarão todas as áreas de conteúdo acadêmico. A utilização de pares típicos, como tutores, em combinação com suportes visuais e programas interativos, aumentam a compreensão da leitura e a capacidade de gerar e responder perguntas durante a leitura.